domingo, 23 de junho de 2019

What Remains of Edith Finch também fala de intoxicação doméstica




What Remains of Edith Finch pode ser classificado como "simulador de caminhada", desenvolvido pelo estúdio Giant Sparrow. Está disponível para jogar no PC, no PlayStation ou no XBox. Como Edith, você explora a gigantesca casa dos Finch, encontrando textos que dão pistas sobre a história da morte de cada membro da família. Cada texto é desvendado com sua própria mecânica de jogo, revelando também um pouco da personalidade de cada parente. A primeira história é claramente sobre morte por intoxicação causada pela ingestão de coisas comuns, dentro de casa, embora receba uma bela camada de fantasia.


- - - - A PARTIR DAQUI COMEÇAM OS SPOILERS - - - - - 


A primeira história é a de Molly Finch, que dois dias depois de fazer dez anos de idade é mandada para cama sem jantar como castigo (engraçado que vejo muito esse castigo em filmes, nunca ouvi falar disso aqui no Brasil, no meu tempo castigo era chinelada mesmo). 
A história foi escrita pela própria Molly, em seu diário que encontramos em uma mesa de seu quarto, convertida em memorial pela mãe. 

Querido diário,
Logo não estarei mais aqui, mas queria contar para alguém o que vai acontecer. Tudo começou quando minha mãe me mandou para cama sem jantar.

A menina conta que acordou no meio da noite com muita fome, e começou a procurar alguma coisa para comer.  



Ela come um pedacinho de cenoura velha já roída da gaiola do gerbil de estimação, depois vai procurar os doces que ganhou no Halloween mas eles já se acabaram há muito tempo, já está perto do Natal. 
A menina está com tanta fome que pensa até em comer o peixinho do aquário, mas se contém.









No banheiro, ela esvazia um tubo inteiro de creme dental na boca, foi aí que comecei a desconfiar qual seria a causa da morte de Molly, pois um tubo inteiro de creme dental pode ter uma quantidade de flúor suficiente para causar intoxicação aguda em uma criança. 





Eu passei a ter certeza que o destino de Molly era morrer intoxicada quando ela escreve que comeu muitas coisas naquela noite e vemos ela comer os frutos do azevinho. O azevinho é bastante tradicional como enfeite de Natal, mas é uma planta tóxica e a literatura indica que a ingestão de 20 a 30 dos seus frutos pode levar um adulto à morte. 





Depois disso a menina continua narrando tudo que estava fazendo, dessa vez ela parece que começa a delirar, ou apenas era uma mente brilhante para criar histórias fantásticas mesmo. Ela conta que abre a janela e de repente é um gato! Nesse momento jogamos perseguindo um pássaro, pois ela continua faminta. Logo ela passa a ser uma coruja e capturamos um coelhinho. A fome é grande e em seguida caçamos um coelho maior. Em mais um instante ela é um grande tubarão e perseguimos focas "gordas e suculentas". Por fim, ela passa a ser um monstruoso polvo e invade um barco para devorar toda a tripulação. A fome nunca acaba e o monstro viaja pelo esgoto, saindo no quarto da própria Molly. Em mais um instante somos Molly novamente em primeira pessoa, que agora imagina que o monstro está embaixo da cama esperando para devorá-la. Ela encerra que em breve o monstro se cansará de esperar e que ela será deliciosa...
Assim acaba a história e imaginamos que ela morreu em sua cama.

Este foi mais um exemplo de que jogos de entretenimento também são produções culturais que podem tratar de questões de saúde, já que este é um assunto relevante que diz respeito a todos nós. Intoxicação não é o único tema em saúde do jogo, já que este trata de basicamente de morte, mas dou destaque especial à intoxicação aqui.

Caso queira ler mais sobre intoxicação no Brasil, consulte o site do Sinitox.

EM CASO DE INTOXICAÇÃO LIGUE 0800 722 6001



Nenhum comentário:

Postar um comentário