terça-feira, 12 de novembro de 2019

Necessidades fisiológicas em Death Stranding

Não pude jogar ainda, e sei que tem muito mais coisa relacionada a saúde nesse jogo, mas acabei de ser surpreendida pela matéria "Xixi é importante em "Death Stranding"; Veja utilidades de fazer o Nº 1" (Veja mais em https://www.uol.com.br/start/ultimas-noticias/2019/11/12/mijar-e-importante-em-death-stranding-veja-as-utilidades-do-xixi-no-game.htm)

Durante minha pesquisa sobre sentidos de saúde em jogos, ouvi gente explicando que a saúde em geral é muito mal representada nos jogos. Um exemplo é que muitos jogos simulam muito bem uma série de fenômenos explicados pelo conhecimento científico, mas na hora do personagem precisar recuperar saúde ele injeta alguma coisa e tem uma medida de saúde de 100% num passe de mágica.

Quando fui ver os jogos de "sobrevivência", li um artigo criticando as mecânicas de jogo como repetitivas, sem criatividade. Na crítica chegaram a sugerir que os jogos incluíssem coisas mais realistas, como a necessidade de ir ao banheiro. Essa me parecia ser uma coisa difícil de balancear, pois se é para simular a vida material com todas as suas limitações era melhor viver só a vida fora dos jogos que já era trabalho suficiente no dia:


Mas esse não parece ser o problema em Death Stranding, a urina é um recurso importante para a criação de bombas para combater os inimigos do jogo. Você pode urinar no chão por aí, mas é um desperdício.

O ideal é urinar bonitinho em um banheiro, para que a urina seja coletada de forma apropriada para servir de matéria prima.


Antes de urinar você tem que se hidratar, mas já teve gente questionando as consequências pra a saúde de se entupir de energético Monster:

Eu fico por aqui e questiono a recorrente tendência dos jogos em representar o corpo como uma máquina, de forma utilitarista e com fins bélicos. Apesar disso, achei essa mecânica super interessante e inovadora.  :)


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