segunda-feira, 27 de julho de 2015

SUS: The Game - Brazilian Hospital Simulator




Este é um newsgame sentando o pau no SUS. Seguem dois links:

Me deixa revoltada. Sabe aquele ditado da USP “Enquanto você dorme o japonês estuda”? Pois é... Para mim é “Enquanto você dorme o coxinha mete o malho no SUS”. Os desenvolvedores contaram em entrevista que fizeram este jogo para um evento internacional de games e queriam MOSTRAR PARA O MUNDO como é o Sistema Único de Saúde brasileiro.
Acho que as pessoas têm direito de criticar os serviços públicos sim, o problema é fazer isso de maneira alienante, que não mostra a realidade e ainda esconde os reais culpados pelas lambanças. Por exemplo, tem um momento em que você entra em uma sala pensando que vai ser atendido e... RÁ!  Pegadinha do Malandro! É a sala da Copa do Mundo no Brasil.

Quer dizer que o hospital é ruim porque o dinheiro foi para a Copa? O circo dos trouxas? Eles são de São Paulo, por que não colocaram então o Geraldo Alckmin desviando verba do Ministério da Saúde? Nem devem saber que os Princípios Organizativos do SUS são descentralização, regionalização e hierarquização. Vão estudar sobre o quê vocês estão reclamando, meninos!











Bem, para mim agora pesa nos ombros a responsabilidade de desenvolver um jogo que fale sobre a importância do SUS, o que há de insubstituível nele (que a saúde privada não faz e nem quer fazer), sobre como ele funciona, sobre como ter acesso aos serviços e mil coisas mais. Fica a dica:










Nenhum comentário:

Postar um comentário